Páginas

lunes, 21 de enero de 2013

[10] 1994. DOCUMENTOS

1994

Participación de HUAICO en un acto público de los Trabajadores de la Cul­tura[1] el 30 de abril, en Buenos Aires.




[1]. Las revistas ALDABON, LA COMUNA y HUAICO, los programas "Algo está pasando" (FM TEXALAR de Morón) y "Ficciones" (FM LA TRIBU, Capital, que dirige Gabriel Fernán­dez), Grupo de Teatro de Lanús, el MAPEIAL, el Centro Cultural Quechua-Aymara y el Sindicato de Edu­cadores de Avellaneda en su local, entre otros, fueron los organizadores de esa peña-en­cuentro cultural como parte del Núcleo de Trabajadores de la Cultura. 
De HUAICO. Identidad y Reflexión, pp 341.

PRINCIPIOS DO DIÁLOGO

               decálogo sem fronteiras

1.    Identificar as diversas formas do neocolonialismo em qualquer lugar onde se manifeste.

2.    Contribuir para a construção de uma relação de identidade ambiental a fim de estabelecer marcos teóricos de referência, orientadores de uma práxis social rumo a uma nova utopia universal.

3.    Acompanhar o compromisso ativo do conjunto das organizações sociais e políticas em defesa do patrimônio biológico e cultural, no resgate da memória coletiva e nas reivindicações básicas de nossos povos.

4.    Estabelecer estratégias comprometidas no esforço conjunto dos Povos que tentam superar o atraso social e os injustos desequilíbrios econômicos, na necessidade de definir um novo conceito de cooperação internacional e na perspectiva de um modelo de desenvolvimento saudável, em escala humana, que evite o colapso planetário.

5.    Desenvolver instrumentos políticos, econômicos, jurídicos e impulsionar mecanismos institucionais que acompanham a progressista produção doutrinária dos homens das ciências, do pensamento, ou de quem através de outras artes ou ofícios emitem voz de dentro dos povos, na demanda de reparação e justiça, ou oferecendo meios alternativos e superadores da crise estrutural do sistema.

6.    Utilizar os Fóruns Internacionais para registrar as inquietações e multiplicar as vozes buscando unificar o interesse de mudança.

7.    Hierarquizar um debate esclarecedor sobre as causas que condenam o Sul ao atraso e à miséria, e o Norte à desintegração e à guerra, insistindo para que a Comunidade Internacional assuma o compromisso de afrontar solidariamente a degradação da natureza do homem e o conseqüente agravamento da consciência universal.

8.    Mobilizar todos os interesses num esforço global para enfrentar a discriminação (seja pôr motivos raciais, étnicos, culturais, religiosos, generacionais, sexuais, sociais, políticos ou ideológicos) e o autoritarismo em qualquer de suas formas.

9.    Desarmar a guerra.

10.Construir a Paz.

IX  JORNADAS DE TRABALHO INTERMUNICIPAL
DA REDE LATINOAMERICANA DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL COM JUSTIÇA SOCIAL  
    São Paulo, 11 de outubro de 1994

No hay comentarios:

Publicar un comentario